Que dificil explicar ideias novas com palavras gastadas... Salvemos as palavras antigas e encontremos palavras novas!

sábado, 28 de noviembre de 2009

ANGOLA - 34 ANOS DEPOIS DA OPERAÇÃO CARLOTA (5ª Parte)



Á CONTINUAÇÃO PASSO A DEMOSTRAR-LHE COMO O SEU ARTIGO ESTÁ FEITO Á MEDIDA PARA DEFENDER TERRORISMO DE ESTADO DE POLÍTICAS SEM VERGONHA SEM IMPORTAR ATRAS DE QUE ETIQUETA SE ESCONDAM:

OBS.: Deixo o artigo em original, acho que não vale a pena colocar nova tradução, pois o espanhol é de relativamente fácil entendimento para quem usa a língua portuguesa e qualquer duvida ele esta traduzido por partes no debate nos capítulos anteriores.
-------

"30 AÑOS DE ANGOLA: CRONICA MINIMA

Por: Jorge Gómez Barata
(ler o artigo original: http://www.consulcubacr.com/boletines/5.pdf )

----------------------------------

ESTE É O POSSÍVEL ARTIGO QUE PODERÁ VIR A SER ESCRITO POR QUALQUER SR. BARATA, NORTE-AMERICANO, OFICIALISTA, REPUBLICANO OU DEMOCRATA, NALGUM DIA FUTURO... :


A X ANOS DA LIBERDADE DO IRAQUE: CRÓNICA MÍNIMA

Por: qualquer Johns Smith Ex. Agente da CIA

COM DISCRIÇÃO E SOBRIEDADE, HUMILDEMENTE, EM WASHINGTON FINALIZARAM AS CELEBRAÇÕES PELO X ANIVERSARIO DA MISSÃO MILITAR NORTE AMERICANA NO IRAQUE, CONHECIDA COMO "OPERAÇÃO LIBERDADE DURADOURA".

NÃO HOUVE DESFILES, PROMOÇÕES, CONDECORAÇÕES*(talvez com mais condecorações), NÃO SE INVOCARAM NOMES DE CHEFES NEM INAUGURARAM ESTATUAS, SÓ SE HONROU A NOSSO COMPROMISSO DE LEVAR LIBERDADE E DEMOCRACIA AO MUNDO.

SE BEM SE NARROU COM POUCAS PALAVRAS E SE CELEBROU SEM FANFARRAS. A "OPERAÇÃO LIBERDADE DURADOURA" FOI A MAIS IMPORTANTE OPERAÇÃO COMBATIVA DESDE A II GUERRA MUNDIAL, A MAIOR CAMPANHA MILITAR*(150.000 homens de todas as nacionalidades disfarçados de americanos sem contar os norte-americanos verdadeiros num país petroleiro de 438.317 km. 2) DEPOIS DA SOVIÉTICA EM AFRICA*(mais de 550.000 mercenários cubanos ), E A MAIS LIBERTADORA E AUDAZ.

X ANOS DE INTENSOS COMBATES, NUM TEATRO DE OPERAÇÕES DE X Km2, A QUASE 11.000 QUILÓMETROS DE DISTANCIA DO ESTADOS UNIDOS, NO QUE SE DERAM ACÇÕES COMBATIVAS QUE ENVOLVERAM MAIS DE 150.000 COMBATENTES ESTADUNIDENSES*(talvez nomeiem aos britânicos, espanhóis y australianos, etc. para compartir as culpas). E NÃO MENOS DE 100.000 IRAQUÍS, SAUDITAS E KUWAITIS*. EM TOTAL MAIS(os infaltaveis vende pátrias alheias) DE X HOMENS NUMA CAMPANHA QUE INFLUIU NOTAVELMENTE NA HISTORIA DE LIBERDADE DE TODO O MUNDO ÁRABE.

EL ESPAÇO OPERATIVO EM QUE SE DESENVOLVIAM AS TROPAS E SE REALIZAVAM AS ACÇÕES ABARCAVA TODO O MUNDO ÁRABE. NESSE IMENSO TERRITÓRIO, AS TROPAS NORTE-AMERICANAS COMBATERAM CONTRA TERRORISTAS DE AL QUEIDA, SÍRIOS IRANIS E BANDAS NATIVAS*)* (talvez não se atrevam a tanto e os denominem só rebeldes insubordinados iraquis), NOS QUATRO PONTOS CARDEAIS. DEFENDERAM A ZONA PETROLEIRA KURDA, BAGDADE E AL BASRHA*( porto aonde, com os ingleses, embarcaram, contabilizaram e dividiram os "riscos petroleiros"). ESPALHARAM-SE PELO TERRITÓRIO DEFENDENDO AS FRONTEIRAS COM A TURQUIA E A SÍRIA E CONCLUÍRAM AS OPERAÇÕES COMBATENDO OS TERRORISTAS DE MÚQTADA EL-SÁDER EM ENCARNIÇADOS COMBATES EM TODO O TERRITÓRIO.

COM OS SEUS PORTA-AVIÕES ORGANIZADOS PELA INTELIGÊNCIA E OS SERVIÇOS LOGÍSTICOS DOS "MARINS", USA REALIZOU O TRASLADO DE UM CONTINGENTE MILITAR QUE NALGUM MOMENTO CHEGOU A DISPOR DE 450.000 HOMENS, EQUIPADOS COM TANQUES, HELICÓPTEROS, AVIÕES, ARTILHARIA PESADA, ARMAMENTO ULTRA SOFISTICADO, MEIOS, ENGENHEIROS E TODOS OS EQUIPAMENTOS QUE PRECISA UMA TROPA EM CAMPANHA, ENTRE ELES MUNICIONES, COMBUSTÍVEIS, SERVIÇOS MÉDICOS E ALIMENTAÇÃO.* (estes são privilégios para exercito "nacional". ¡os mercenários "que se arranjem"! o que quer dizer que se as arranjem como possam.)

DURANTE AS OPERAÇÕES, OS MILITARES NORTE-AMERICANOS E ALIADOS CULTIVARAM BOSQUES, CONSTRUÍRAM CAMINHOS, PONTES, AEROPORTOS, CRUZARAM INÓSPITOS DESERTOS, DEFENDERAM GRANDES CIDADES* (aparte da capital, solo lhes importou fazer obras desde os lugares aonde havia petróleo até aos portos aonde o embarcavam)

A LUTA NÃO SE empreendeU SÓ CONTRA OS TERRORISTAS INIMIGOS, DEU-SE TAMBÉM CONTRA AS ADVERSIDADES CLIMÁTICAS, AS DOENÇAS, A INSALUBRIDADE dAS CONDICIONES QUE IMPÕE A POBREZA, AGRAVADA PELA GUERRA CONTRA O "TERRORISMO"*(cidadãos acurralados que não querem a invasão estrangeira e lutam contra ela) DE ENORMES PROPORÇÕES, etc.

NAS ULTIMAS JORNADAS, ESTENDERAM-SE na DIRECÇÃO do IRÃO, e OS FUNDAMENTalistas SeNTIRam em perigo o SeU TERRITÓRIO. PÔS-SE Ao alcance DE SUS ARMAS, EXISTIu INCLUSO o periGO DE QUE o IRÃO apelara Ao EMPrEgO Das SUaS ARMAS DE DESTRUIÇÃO MISSIVA CONTRA As forÇas MILITARes NORTE-AMERICANAs.

o SALDO DA OPERAÇÃO "LIBERDADE DuRADouRA" NÃO Pode SER MElhOR: IRAque RECUPEROu a SUa LIBERDADE, a SUa INTEGRIDADE TERRITORIAL e o SeU PETRÓLEO, fizeram-SE FANICOS OS PLANoS DE SADDAM HUSsAiN e BIN LADEN PARA o meio ORIENTE, APRESOu-se A SADAN e OBrIGOu-se OS "REBELDES" A RECONHECER A RESOLUÇÃO 1441 DA ONU QUE AUTORIZAVA A procura DE ARMAS DE DESTRUIÇÃO MISSIVA e a ACEiTAR A TUTELA Dos USA como ÚNICO meio para ALCANÇAR o SeU NoVO e GLORIOSO CAMINhO.

Alem Do CONTINGENTE MILITAR, SERVIRAM no IRAquI, Em CONCEITO DE COLABORADORES CIVIS Ou ASSESSORES, perto de X TRABAlhADORES profissionais, ESPECIALIZADOS na INDUSTRIA PETROLEiRA, POLICIA PRIVADA, (instrutores de mercenários, sequestradores, especialistas em sabotagem e assassinatos selectivos) ABNEGADOS PERIODISTAS de CNN, FOX Y OUTRAS. PARA OS GENERAIS AMERICANOS, SERVIR E TRABALHAR NO IRAQUE OU PARA AQUELA MISSÃO, CHEGOU A SER IMPRESCINDÍVEL.* (principalmente para as petroleiras americanas e os falcões contratistas, claro!)

DE TÊ-LO QUERIDO, USA PODE TER PROCLAMADO UMA VICTORIA EM TODAS AS LINHAS E AGORA PODIA TÊ-LA FESTEJADO COM FANFARRA. NÃO O FEZ PORQUE*(essa invasão é a causa do geral repudio internacional) NÃO COMBATEU PARA HUMILHAR NINGUÉM NEM DEMOSTRAR FORÇA OU PODERIO E HOUVESSE PREFERIDO NÃO FAZÊ-LO.

EM TODA A CAMPANHA, a pesar DAS TENSÕES QUE LA GUERRA IMPÕE E DA JUVENTUDE DOS SOLDADOS OFICIAIS, NÃO HOUVE UM SÓ CASO, NEM SEQUER UMA QUEIXA PORQUE ALGUMA MULHER IRAQUÍ FOSSE OFENDIDA, NENHUMA AUTORIDADE LOCAL OU TRADICIONAL RESULTOU DESCONHECIDA E NENHUM SÍMBOLO OU INSTITUIÇÃO FOI MENOSCABADO. NUNCA UMA ARMA AMERICANA APONTOU, AMEAÇOU OU SERVIU PARA INTIMIDAR A UM CIDADÃO DAQUELE PAÍS E JAMAIS A POPULAÇÃO IRaquÍ REPUDIOU A UM COMBATENTE NORTE-AMERICANO.* (claro que só se referem as mulheres, autoridades, vidas e símbolos dos iraquis afines aos invasores)

NA Simples COMEMORAÇÃO Do X ANIVERSARIO, Em WASHINGTON, o presidente, sr. X, ENCARreGOu-se DE RESSALTAR QUE NADA DE iSTO O fez estados unidos sozinho, SENÃO COm a MElhOR CONTRIBUIÇÃO Do PovO IRAquÍ a AjUDA Do VALOROSÍSSIMO APORTE DOS MILITARES, QUE FORMARam a NUMEROSA COALIZÃO DE PAÍSES, QUE OS ACOMPANHOU.

a HOMENAGEM Foi PARA OS SOLDADOS MoRTOS e o RECONheCIMENTO PARA as suas MÃES, filhOS e ESPOSAS. NOA fizeram FALTA ADVERTÊNCIAS, ERA OBVIO: IRAque Foi o PRINCIPIO Do FIm Do TERRORISMO.

COm os SeUS MoRTOS as SUaS BANDEiRAS RETORNARam, TAMBÉM, OS VALENTES LATINO-AMERICANOS QUE COMBATERam HONROSAMENTE e ASSIM dignificaram a sua NACIONALIDADE NORTE-AMERICANA. DE VoLTA Ao TRABAlhO PACIFICO e CRiADOR. Sem RANCORES, DiviDAS Nem CoNTAS POR SALDAR e SOBRE TuDO Sem NENHUM BEM MATERIAL. NOA HA no iraque EMPRESAS suas Nem NENHUM POSsui ACÇÕES Ou PROPRIEDADES lá.

LIBERDADE, o VALOR QUE Deu o NOME á OPERAÇÃO, Foi o PRINCIPAL PILAR Em QUE SE FUNDAram OS ESTADOS UNIDOS e QUE ACOMPANHOU AOS jovens SOLDADOS AMERICANOS áS TERRAS do MEIO ORIENTE PARA LIBERtA-LAS Do FUNDAMENTALismo TERRORISTA DE AL QUEDA e BIN Laden, os MAS GRANDEs e INJUSTIFicados INIMIGOS de OCIDENTE.* (não acredito que tenham a ousadia de dizer da humanidade.)

ES CEDO AINDA PARA AVALIAR TODOS OS EFEITOS DA EPOPEIA IRAquÍ, QUE FEZ DE ESTADOS UNIDOS UM PAÍS MAIS SEGURO, FORTE E MELHORES AOS ESTADUNIDENSES.

DEPOIS DO IRAQUE, DERROTADO O REGIME DE Sadam Hussein E DERROTADO EL TERRORISMO, O MEIO ORIENTE FOI MAIS SEGURO TODOS OS MUÇULMANOS MAIS LIVRES.

PENSE SR. BARATA, PENSE... ANTES DE ESCREVER OUTRO ARTIGO QUE LHES POUPE O TRABALHO DE PENSAR AOS DESVERGONHADOS PIRATAS DO PLANETA PARA JUSTIFICAR OS SUS CRIMINES!

Atentamente,

Maria João Soares

                                                                   FIM
NOTA:

1 – podem encontrar o currículo de Jorge Gomez Barata no Google ou wikipedia-
2 – peço desculpas por algumas palavras ou expressões que usei na tradução por serem palavras castelhanas que não existem no português mas que são perfeitamente compreensíveis porque acho que são palavras com mais força e não tão gastadas pelo mau uso.
3- vou colocar aqui, após traduzido, um artigo que escrevi e se publicou em espanhol da minha analise da realidade cubana actual.

No hay comentarios:

Publicar un comentario