Que dificil explicar ideias novas com palavras gastadas... Salvemos as palavras antigas e encontremos palavras novas!

sábado, 28 de noviembre de 2009

ANGOLA - 34 ANOS DEPOIS DA OPERAÇÃO CARLOTA (1ª e 2ª Partes)





A 34 ANOS DA OPERAÇAO "CARLOTA" EM ANGOLA¡¡¡TODOS SAO CARLOTAS!!!

                                

NOTA: tudo o material que segue esta em espanhol e traduzi-o para o português para coloca-lo aqui a disposição de todos os que lhes interesse o tama.
EXPLICAÇÃO:
Quando do 30º. aniversário da "independência " de Angola (2005) chegou as minhas "mãos" um artigo escrito por um tal Jorge Gomez Barata titulado:

"11 DE NOVEMBRO EM ANGOLA: O REGRESSO DE CARLOTA"
Ler aqui: http://koeyu.blogspot.com/2005/11/11-de-noviembre-en-angola-el-regreso.html

Interpretei que o homem fazia parte do staff dos justificadores cubanos da cada dia mais injustificável invasão de mercenários cubanos, ao serviço dos russos, a Angola.



Estava escrito dentro dos términos de uma psicopolitica ligth, mais para continuar a enganar e justificar-se ante os cubanos que para cair nas mãos de uma pessoa como eu. Esses mesmos cubanos que agora (2009) já se começam a manifestar e a contar as suas verdades. www.laultimaguerra.com

Senti tanta indignação, e mais, porque quase ninguém fora dos PALOPs toca esse tema e menos ainda contando a verdade dos factos, que me senti na obrigação de reagir e escrevi um artigo titulado:

" A TRINTA ANOS DA SUA "INDEPENDÊNCIA", EM ANGOLA... TODOS SÃO CARLOTAS!"
O meu artigo foi publicado em sites cubanos e pela reacção chegou aos ouvidos do governo cubano e deve ser o motivo pelo qual o Barata se sentiu na obrigação de apelar a artilharia pesada e, como quem não quer, escreveu um novo artigo titulado:

"30 ANOS DE ANGOLA: CRÓNICA MÍNIMA"
http://www.consulcubacr.com/boletines/5.pdf

Ai já não pude com o meu génio e escrevi uma carta aberta já dirigida directamente ao Barata:

"CARTA ABIERTA AL SR. JORGE GOMES BARATA "
           Por:Maria João Soares
Ref.: SEU ARTIGO: " 30 AÑOS DE ANGOLA: CRÓNICA MÍNIMA"
Carta esta que foi publicada e depois censurada e desapareceu da net.

                                                                2ª Parte
NOTA: este e o artigo do sr. Barata que chegou as minhas mãos, traduzido ao portugues::

"11 DE NOVEMBRO EM ANGOLA: O REGRESSO DE CARLOTA"
Por: Jorge Gómez Barata

Uma escrava africana deu o nome á maior acção de apoio ao movimento de libertação nacional que existiu nunca: Operação Carlota, denominação do operativo cubano em apoio á independência de Angola, proclamada há trinta anos atrás.
A presença do domínio estrangeiro e a rebeldia angolana marcharam juntas durante cinco séculos, até que na década dos sessenta, os patriotas angolanos desataram a luta armada contra o domínio colonial.
O desenlace a favor dos lutadores pela independência foi favorecido pelo estabelecimento de um novo regime em Portugal, que após a derrota da ditadura de Oliveira Salazar, acedeu a independência de Angola que foi fixada para 11 de novembro de 1975.
As potências europeias, Estados Unidos e os racistas sulafricanos, prepararam todas as condiciones para aplicar a Angola a receita que tinha sido ensaiada na Palestina ao finalizar o mandato britânico e no Congo a partida do governador belga e que consistia em estar prontos para, ao cessar a responsabilidade de Portugal, apoderar-se do país, estabelecer um governo títere e incluso desmembra-lo.
A tão abjectos propósitos, em incrível contubérnio com a Africa do sul e o imperialismo prestaram-se os governos do Zaire, encabeçado por Mobutu, a UNITA e o seu líder, Jonas Savimbi e Holden Roberto que tinham tido certa participação na luta anticolonialista e que em atitude francamente anti-nacional, recusaram acompanhar o MPLA (Movimento para a Libertação de Angola num projecto de real independência nacional.
Impunemente, como quem participa num desfile, os racistas sulafricanos avançaram com as suas tropas desde o sul, enquanto as forças dos movimentos conhecidos como fantoches e os mercenários o faziam desde o Zaire, aproximando-se a capital.
Cuba, que desde os anos sessenta, por intermédio do comandante Ernesto Guevara estabeleceu relações e brindou apoio ao Movimento Popular para a Liberação de Angola (MPLA), ante a iminência da proclamação da independência, respondeu a solicitude de instrutores para converter as unidades guerrilhas num exército regular.
Foram aqueles 480 instrutores cubanos, postos a disposição do MPLA, constituídos apressadamente em unidades de combate que, junto as aguerridas apesar de mal armadas e escassamente treinadas Forças Populares de Libertação, fizeram frente a invasão coligada de racistas, fantoches e mercenários, propinando-lhes as primeiras e decisivas derrotas e aportando os primeiros heróis.
As arrogantes tropas sulafricanas foram contidas e obrigadas a retirar-se e, ao dar a media noite de 10 de novembro, proclamou-se a independência. Não correu champanhe, não houve discursos e muitos dos presentes partiram imediatamente para os seus postos de combate. Ninguém reparou que estavam a mudar o curso da historia e iniciando um caminho que apesar de longo, preservo a liberdade e a integridade de Angola, avançou para a independência da Namibia e conduziu ao fim do apartheid.
Ha perto de Luanda, numa pequena praia formada por um meandro do majestoso rio Kwanza, aonde, alem de um vetusto espigão, se conservam os corrais aonde se guardavam os escravos que desde aquele embarcadouro, num número cercão a aos quatro milhões, se enviaram a um sitio ao que, por ironia do destino chamavam Novo Mundo.
Nunca pude disfrutar de aquel lugar sin imaginar que desde allí, encadenada y sufrida, partió Carlota, la esclava rebelde del ingenio Triunvirato a la que con nuestra presencia ofrendábamos un magnifico desagravio."

-----------------------------------------------------------
ESTA FOI A MINHA REACÇÃO:

" A TRINTA ANOS DA SUA "INDEPENDÊNCIA, EM ANGOLA... TODOS SÃO CARLOTAS!"

Cada 11 de novembro, pode-se recordar que passou mais um ano desde que Angola, (um dos países ais ricos do mundo e com 1.240.000 k2 de superfície), deixou de ser colónia com responsabilidade social explorada pelos interesses económicos portugueses para passar a ser explorada pelos interesses económicos da União Soviética, seus aliados e seus cúmplices. E pode-se "festejar" que se tenha transformado em terra de ninguém, explorada e arrasada por quanta raça de aventureiros continua a passar por lá.

De uma colónia pedem-se contas ao colonizador, da terra de ninguém não ha a quem pedir contas, só se podem aprender lições.

Escrevo tudo isto por dois motivos: primeiro, porque esta historia e minha historia, sou uno do seus personagens. Sou branca, tenho irmãos mulatos e amigos negros com quem a comparti e continuo a compartir. Sufri, com parte da minha família, o racismo "ao contrario", discriminados por ser bancos ou mulatos...

O que e capaz de lhe fazer, a um extraordinário povo, a cobiça de unos malditos abutres que, para desgraça nossa, nasceram e continuam a nascer no mesmo planeta que nos! Nos, a quem não nos interessava para nada o petróleo, os diamantes, o urânio, o ouro, etc. enterrados debaixo dos nossos pés. A amizade, a farra aos sábados no "Muxima" ou no "Kudissanga Kua makamba", a "muamba de galinha" na casa da mama Isabel (Isabel Prado), tomar umas "Cucas" ou comer um "pirão" de peixe na " festa da ilha" com toda a "malta bué de fixe", ao som de um merengue de Minguito "e o das piquenas que encostem na barra do Minguito para escutar o que se passa..." misturado com o barulho da areia a raspar entre as solas dos sapatos e o cimento do chão dos que "puxavam o merengue". Segundo, porque o valor da historia esta em que seja escrita com a VERDADE, talvez com diferentes sentires e com diferentes ângulos de vivência mas sempre com a VERDADE, para que as lições possam ser úteis aos que queiram aprender dela.

A finais da década de 50 e durante a década dos 60 houve um incremento no acosso do abutre União Soviética, que aproveitou que o abutre Estados Unidos estava "abutriando" outros assuntos, para capitalizar o descontentamento da juventude e apresentar, como solução, a sua ideologia "comunista" em quanta universidade, seminário religioso ou outras agremiações lhe foi possível por todo o planeta. Isto ficou em evidencia em movimentos como os Montoneros, Tupamaros, etc. na América latina, na conduta de curas católicos guerrilheiros formados em seminários de Espanha, França ou Bélgica y na conduta de certo tipo de jornalistas, a quem vendiam as suas virtudes, e que lhes eram, as vezes, ingenuamente funcionais em toda a América Latina e Africa.

Para faze-lo nas colónias portuguesas de África, infiltraram-se nas universidades de Lisboa e Coimbra, apontaram a conquistar estudantes negros que manifestavam legitimas esperanças de independência, vindos delas, e ofereciam-lhes "ajuda" para formar movimentos guerrilheiros independentistas.

Assim captaram a Agostinho Neto, estudante de medicina, culto e ressentido, com as características ideais para seus fins e "ajudaram-no" a formar o MPLA (Movimento Popular para a Libertação de Angola), que no tinha, na época, militantes, mas que, com o tempo, conseguiu a simpatia de uma parte dos jovens de Luanda que tinham por moda ser "comunistas". (morreu de "câncer" em 1979).

Procuraram captar a Jonas Savimbi, também estudante de medicina, mas as ideias deste foram detectadas pelo governo portugués que o prendeu em Lisboa. Ao ser libertado foi para a Suíça aonde estudou ciências políticas. Depois da sua graduação viajou a União Soviética e a China aonde fez a sua formação militar. Nunca conseguiram convencê-lo a colaborar para que Angola deixa-se de ser explorada por uns interesses para passar a ser explorada por outros. Instalou-se na mata, no sul do país e continuou a lutar pelos seus próprios ideais. Formo a UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola) apoiado silenciosamente por uma maioria da população angolana que anelava uma verdadeira independência para Angola. Financiado pelos diamantes que extraía do solo da zona em que se instalou e, aproveitando a conjuntura de interesses paralelos com a Africa do sul, aceitou a sua ajuda.

(A Africa do sul lutava contra os guerrilheiros da SWAPO, (Organização do Povo da África do Sudoeste (em inglês, South West Africa People’s Organization, SWAPO), que tinham a suas bases de treinamento de guerrilheiros no sul de Angola). (assinaram-no com a cumplicidade do governo da Tanzânia, em 2002 e atiraram o seu corpo, depois de vários dias, no sul de Angola).

Para não estar ausente, Estados Unidos com o Holden Roberto, (pessoa de origem duvidosa de quem se conhece muito pouco dos seus antecedentes) formou a FNLA (Frente Nacional para a Libertação de Angola), com bases de treinamento localizadas no Congo e sem aceitação entre os angolanos. (nunca mais escutei falar dele.)

Oliveira Salazar morreu em 1970 isso torna impossível a afirmação corrente de que se lhe fez um golpe de estado no dia 25 de abril de 1974. O golpe de estado, em Portugal, foi contra o governo de Marcelo Caetano que estava preparando o processo de independência das colónias de una forma gradual ou o menos traumática possível, tendo em conta a sua população e os movimentos independentistas existentes. Isto fez com que a União Soviética se apressara em derrota-lo e substitui-lo por um governo afim aos seus interesses que as entregasse directamente a eles. Conseguiu-o apoiando a um grupo de capitães jovens e descontentes com a cumplicidade de Álvaro Cunhal, presidente do Partido Comunista Portugués de Mário Soares presidente do Partido Socialista, (quem, depois da "independência", se meteu em todo o tipo de negociados corruptos em Angola; desde diamantes hasta marfim).

O novo governo portugués, funcional á União Soviética, em vez de preparar uma transição para a independência de Angola, tendo em conta que os seus três movimentos independentistas (MPLA, UNITA e FNLA), ao ser esta independente, deixavam de ter razão de ser, que passavam á categoria de simples partidos políticos, e incluir eleições nas negociações, marcou a independência para o dia 11 de novembro de 1975, vendeu a entrega do governo do país directamente ao MPLA ficando a presidência da republica Agostinho Neto, criando assim as condições necessárias para transformar o país num barril de pólvora. http://havanaluanda.wordpress.com/

Na madrugada de 25 de abril de 1974 acompanhei o meu pai a uma reunião na fortaleza de São Miguel, em Luanda, aonde se juntaram um grupo de cidadãos representativos de vários sectores da sociedade com o governador (simpatizante da causa angolana), entre os presentes considerou-se a alternativa de não aceitar o novo governo português e declarar esse mesmo dia a independência de Angola, armar um governo provisório e chamar a eleições. Infelizmente alguns duvidaram... Poucas vezes os cidadãos comuns estamos preparados para ser colocados nas "rotundas" da historia aonde se tem a possibilidade e a responsabilidade de poder decidir, por todo um povo, o caminho a seguir e menos temos a coragem e a sabedoria para executar essa decisão.

Pouco depois da "independência" a União Soviética materializou a invasão dos mercenários cubanos que selou a desgraça que acompanha a esse povo ate aos dias de hoje e que faz de ele um povo cheio de records; o que tem uma das mais baixas esperanças de vida do planeta, (36 anos), o maior numero de minas pessoais enterradas, o maior numero de mutilados por elas, una mortandade infantil de 20 crianças de cada 100, una alfabetização de 28% nas mulheres e de 40% nos homens, etc. Que o transformou numa terra de contrastes; aonde o estoicismo, a ingenuidade e a solidariedade do povo convivem com as piores mazelas e vícios que o capitalismo abutre mundial pode provocar numa terra de ninguém (lastima que nessa época Fidel Castro ainda no tinha aprendido que es preferível invadir países com médicos e programas de alfabetização do que com mercenários e armas).

Jonas Savimbi, costumava dizer que passou grande parte da sua vida a lutar por libertar a Angola do domínio portugués e que a outra a estava a passar a lutar por liberta-la da exploração e barbárie dos soviéticos.

Hoje, que já não existe a URSS, está empossado no seu governo, há mais de 26 anos, o mesmo lacaio, José Eduardo dos Santos, e a sua camarilha de corruptos que, ao igual que a maioria dos governos do "terceiro mundo" de princípios deste século XXI, é servil, não tem ideias próprias nem dignidade. A sua única ambição é continuar a manter-se no poder aonde estão. Funcionais aos interesses económicos das multinacionais sem distinção de bandeiras políticas e quer sejam eles norte-americanos, chineses, russos, ingleses, portugueses, franceses, espanhóis, etc.

Dentro deste país o povo deambula como um convidado de pedra fantasma ao que neguem vê salvo algumas ONGs que sim o "vêem" só para continuar a tirar proveito dele, como as encarregadas de eliminar as minas pessoais, que cobram dinheiro por cada mina que desarmam, por isso quando desarmam 100, "alguém" lhes faz o favor de "plantar" 200.

Al serviço da URSS, a meados da década de 1960 tinham começado a chegar ao continente africano, principalmente a Angola, cubanos, especialistas em guerrilhas.

Não obstante, não foi senão até 1976 quando o seu satélite, Cuba, materializou o envio de 50.000 mercenários transportados por aviões soviéticos que chegaram com o nome de "Operação Carlota" para consolidar o governo títere de Agostinho Neto, pela força das armas e assim apoderar-se do país. Como recompensa pela simbólica devolução da escrava "Carlota", Cuba recebeu do governo soviético "ajuda" económica (dinheiro do petróleo ordenhado ao solo angolano), pelo montante de perto de 3 milhões de dólares por dia, durante os más de 10 anos que os sus mercenários permaneceram lá.

Para faze-lo más compreensível, hoje em dia, a qualquer a quem lhe interesse a historia, pode-se dizer que o que os Estados Unidos fez e continua a fazer com o Iraque é exactamente o que a União Soviética fez com Angola: o seu "Sadan" eram os portugueses que lá viviam. Os seus terroristas eram o povo angolano digno e que não era "comunista". O seu exercito invasor foram os mercenários cubanos que mataram até deixarem bem instalados os seus lacaios no "governo". Compartiram o mesmo sistema de financiamento da invasão; com o petróleo do país invadido e o mesmo desprezo pela vontade e a vida de qualquer dos seus cidadãos.

Para entristecer-se os angolanos não necessitam pensar que, da "Barra do Kwanza", partiu, condenada á escravidão, há 400 anos, una mulher chamada Carlota, porque, alem disso, se teve descendentes, estes agora já nasceram livres. Basta com que vejam a sua própria realidade e pensem no seu próprio presente; em pleno século XXI e 30 anos depois do dia em que lhes venderam o "espelhinho" da independência, transformaram-lhes o pais em colónia sem responsabilidade social, são mais escravos que Carlota porque são escravos do capricho dos lacaios do Imperialismo Económico mundial que usurpam o seu governo e não teem nem sequer a certeza de que, pelo menos, os seus filhos, algum dia, conheçam a dignidade, o orgulho de ser eles mesmos, a alegria de recuperar a sua própria identidade e de construir o seu próprio futuro.

Maria Joao Soares

No hay comentarios:

Publicar un comentario